quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

A malta têm-me perguntado que resultados tirei no Campeonato Nacional de Ornitologia porque achou estranho não ter ainda postado resultados das minhas aves mas é normal até porque não enviei nenhuma das minhas aves e querem saber porquê???
Porque enquanto criador Nacional e com STAM na FOP ainda que não tinha enviado aves enquanto criador e com as minhas cotas em dias sinto-me livre de opinião e no direito de defender os meus interesses e das minhas aves.
Não enviei ave nenhuma para evitar o que está a acontecer ano após ano são centenas de criadores a queixar-se que as aves são mal julgadas, os juízes andam a dormir, os juízes não percebem nada daquilo, etc...
Um dos meus maiores motivos foi mesmo saber que aves de mutações cromáticas concorrem na mesma classe, aves de espécies diferentes concorrem na mesma classe, ora sem querer descriminar ninguém se os canários vermelhos têm uma classes os amarelos têm outra porque raio os Periquitos Ondulados de Côr têm que concorrer Azul com Verde e por ai fora?
Se os canários são Fringillideos e os Pintassilgos, Verdilhões entre outros também o são e não concorrem na mesma classe porque raio ei de aceitar que por exemplo os Bicos de Lacre (Estrilda Astrild), têm que concorrer contra Caudas de Vinagre (Estrilda Caerulescens) ou Bico de Lacre de Faces Pretas (Estrilda Erythronotus)????
A resposta do costume, "há e tal aparecem muito poucas aves destas e depois já viste,o que era abrir mais classes???"

Ora isto é gozar com a cara do criador quem não cria aves tão vulgares têm o mesmo direito que quem cria outras espécies.
Fica só mais um desabafo do que já é hábito na ornitologia Portuguesa infelizmente, porque sinceramente o mais positivo que tiro disto é conhecer sempre mais e mais criadores que se dedicam as suas aves a 100%,, o companheirismo, a amizade, as gargalhadas e acima de tudo o desportivismo e o amor por esta actividade.

Sem comentários: